top of page
Buscar

Essent Jus ministra aulas sobre prestação de contas durante formação da Esc. Nacional João Amazonas

O curso de Gestão Partidária promovida pela Escola Nacional João Amazonas, juntamente com o PCdoB Nacional; realizado para as secretarias e comissões de Administração e Finanças do Comitê Central, dos comitês estaduais e das capitais, e suas respectivas assessorias administrativa, contábil e jurídica; contou com o apoio da Rede Essent Jus.


As aulas 5 e 6 da formação foram ministradas pelo CEO da Rede Essent Jus, Guilherme Sturm, juntamente com as contadoras associadas Lisiane München e Meire Carvalho.


Administração e prestação de contas dos comitês e campanhas eleitorais foram os temas centrais das duas aulas. “Durante a aula 5 falamos dos aspectos gerais e as diferenças entre a gestão do comitê e das campanhas, os cuidados necessários durante as fases de uma campanha eleitoral, como aspectos relacionados à arrecadação de recursos e contratação de gastos. Falamos de questões bem práticas que todos os dirigentes e filiados precisam saber”, destaca Guilherme.


De acordo com Guilherme, a aula 6 tratou do acerto de contas com a Justiça Eleitoral, das obrigações e particularidades desse processo e dicas para obter o resultado mais desejado: as contas aprovadas sem ressalvas. “A entrega da prestação de contas final, ao contrário do que muitos pensam, é apenas o cumprimento da primeira etapa. Após a entrega, temos que acompanhar a análise técnica do Cartório Eleitoral, a análise técnica do Ministério Público Federal, o julgamento das contas e só depois do trânsito em julgado é que a entrega da prestação de contas chega ao fim”, explica.


A formação do PCdoB foi coordenada pelo dirigente nacional José Américo Meco Morelli e produzido por Vinicius Anversa, e teve o objetivo de atender a uma demanda das direções partidárias e de suas assessorias, promovendo a formação e qualificação dos quadros e assessores, contribuindo para sanar as dificuldades e dúvidas sobre o tema.

34 visualizações0 comentário
bottom of page