Código eleitoral: Grupo de Trabalho é criado pela Câmara para propor alterações

Propor alterações no Código Eleitoral: este é o objetivo do Grupo de Trabalho criado pela Câmara dos Deputados no início de fevereiro.
O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) será o presidente do grupo de trabalho. A deputada Margarete Coelho (PP-PI) será a relatora. O colegiado é formado por mais 13 deputados, entre os quais a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que propôs a formação do grupo à Presidência da Câmara.
O grupo terá três meses para concluir os trabalhos, que poderão ser prorrogados. Mas a relatora espera que o prazo não precise ser prorrogado, lembrando que em 2022 já há novas eleições. “A ideia é que tenhamos antes disso um novo Código Eleitoral e um novo Código de Processo Eleitoral votados e aprovados”, disse Margarete Coelho.
Temas
Segundo a relatora, entre os temas que serão discutidos pelo GT estão o voto impresso, cláusula de desempenho dos partidos políticos e das coligações, atos preparatórios para as eleições, crimes eleitorais, inelegibilidade, financiamento e propaganda eleitoral. O sistema partidário está fora do escopo de temas a serem debatidos.
Integrantes
Confira quais deputados vão fazer parte do grupo de trabalho:
Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR): presidente;
Margarete Coelho (PP-PI): relatora;
Celina Leão (PP-DF);
Celso Sabino (PSDB-PA);
Dulce Miranda (MDB-TO);
Efraim Filho (DEM-PB);
Giovani Cherini (PL-RS);
Lafayette de Andrada (Republicanos-MG);
Leandre (PV-PR);
Liziane Bayer (PSB-RS);
Orlando Silva (PCdoB-SP);
Otto Alencar Filho (PSD-BA);
Paulo Teixeira (PT-SP);
Soraya Santos (PL-RJ);
Vitor Hugo (PSL-GO).
Com informações da Câmara dos Deputados